Os ácidos em tratamentos cosméticos chegaram para ficar. Essa é a celebração da grande maioria que se preocupa com uma pele bem cuidada. Ácidos combatem o fotoenvelhecimento e são muito eficazes no tratamento da acne.
A própria palavra "ácido" assusta e preocupa um pouco, mas sua utilização racional apresenta notáveis resultados.
No entanto, é recomendável que a utilização de ácidos em dermatologia seja acompanhada por profissional da área, para avaliar e orientar quanto à ocorrência de fatores indesejáveis, tais como efeitos colaterais danosos à saúde, interações medicamentosas, alergias, etc.
Por essas razões, é fundamental a consulta ao médico dermatologista antes do início da utilização de ácidos em tratamentos cosméticos.
Por que os ácidos são tão eficazes?
Conforme a concentração formulada, os ácidos podem agir sobre a pele promovendo abrasão, geralmente descamando-a e forçando-a a renovar-se, dentro do processo natural de regeneração de nosso corpo. Alguns promovem uma verdadeira batalha do corpo contra os primeiros efeitos, dando a impressão de que o tratamento está piorando a situação (o que não é verdade) como, por exemplo, no tratamento da acne com ácido retinoico, onde surge uma inflamação em volta do folículo piloso, inflamação essa cujo propósito é expulsar do local o fator desencadeante do problema. Por isso, é necessária boa dose de paciência para obtenção dos resultados, uma vez que o corpo humano tem seu próprio ritmo regenerativo.
Protetores solares devem fazer parte de nosso cotidiano, especialmente quando se utilizam ácidos - que tornam a pele mais sensível. Por isso é imprescindível o uso de protetor solar.
Os ácidos estão presentes em inúmeros tratamentos e marcas, mas sua utilização dependerá da concentração do princípio ativo, podendo o procedimento ser realizado em casa ou, necessariamente, sob supervisão profissional em consultório ou clínica médica. Nesses casos, será feita uma avaliação para sugerir a época certa e o tempo ideal do tratamento. Em geral, o inverno é a época preferida, porém há casos em que o tratamento pode se estender por todo o ano, dependendo das concentrações e formulações dos produtos utilizados.
Em síntese, tratamentos com ácidos não configuram milagres nem mistério: é a própria ciência explicando o processo de ação-reação dos componentes das fórmulas sobre o corpo humano.
Vejamos então quais são os ácidos mais indicados nas formulações de tratamentos de beleza.