Ácido Retinoico (vitamina A ácida ou Tretinoina) em tratamentos para a pele

Ácido Retinoico - também denominado tretinoína ou  vitamina A ácida  - é um retinoide, um dos derivados da Vitamina A, assim como o retinol, uma forma mais branda, e o adapaleno, um retinoide de última geração, criado a partir da molécula do ácido.
A vitamina A, em geral, exerce um importante papel na saúde humana, destacando-se suas propriedades quanto à boa preservação da visão. A carência de vitamina A acarreta problemas de visão e sua suplementação incorreta pode ocasionar superdosagem trazendo prejuízo à saúde, uma vez que o acúmulo da substância é tóxico para o organismo. Para que se evite tal ocorrência, é interessante uma boa alimentação com ingestão de alimentos que contenham betacaroteno, um precursor, que se transforma em vitamina A na medida em que o corpo necessita, eliminando-se naturalmente o excesso, sem causar toxidade.
Uso cosmético do ácido retinoico:

Derivados da vitamina A, o ácido retinoico (Tretinoína ou vitamina A ácida) e o retinol foram os primeiros ativos anti-idade. 

Entre os ácidos, são os que têm o maior número de comprovações científicas no tratamento da pele. 


"O retinoico é o único agente aprovado e reconhecido pelo FDA (órgão americano que regulamenta remédios e alimentos) com ação antienvelhecimento", diz o dermatologista Sergio Talarico, professor da Universidade Federal do Estado de São Paulo. 

Já o retinol é a versão mais branda do retinoico.

O ácido promove uma esfoliação leve da pele, atenuando as rugas, estimulando a renovação celular e a produção de colágeno. 

Como pode irritar peles sensíveis, em determinadas concentrações o ácido retinoico (tretinoína ou vitamina A ácida) é indicado apenas para uso noturno e sob prescrição médica. 

Durante o dia, é imprescindível o uso de protetor solar durante o tratamento com o ácido retinoico.

Em altas concentrações, o retinoico (tretinoína ou vitamina A ácida) é utilizado em peelings, em clínicas e consultórios médicos por profissional habilitado.

Em baixas concentrações, é vendido em farmácias, em cremes industrializados ou manipulados, e pode ser aplicado em casa - sempre com atenção devida para a utilização correta, uma vez que se trata de um medicamento, podendo apresentar reações adversas, interações medicamentosas, alergias.

retinol, mais suave, é liberado em qualquer período do dia e sem prescrição. 

O ideal é o uso a partir dos 30 anos, embora alguns profissionais já prescrevam os retinoides a partir dos 25. 

Não há restrição quanto ao uso em idosos, muito pelo contrário, pois o ácido, de fato, facilita a reversão do envelhecimento cutâneo, valendo os cuidados aconselhados às demais faixas etárias.


Veja também: Uso do retinoico no tratamento da acne.

Nenhum comentário: