Vitamina C - ou ácido ascórbico - importante na pele e na alimentação

O Ácido Ascórbico - ou Vitamina C -  tem como principal função no corpo humano a hidroxilação do colágeno, a proteína fibrilar que dá resistência aos ossosdentestendões e paredes dos vasos sanguíneos. Além disso, é um poderoso antioxidante, sendo usado em tratamentos cosméticos com alta eficácia.

Na alimentação: 

A Vitamina C tem os seguintes efeitos no organismo, em doses moderadas:
  • Favorece a formação dos dentes e ossos;
  • Ajuda a resistir às doenças no coração;
  • Previne gripes, fraqueza muscular e infecções. Este ponto é discutível, havendo estudos que não mostram qualquer efeito de doses aumentadas.Contudo, seus efeitos parecem ser mais evidentes em doentes já com escorbuto.
  • Ajuda o sistema imunológico e a respiração celular, estimula as glândulas supra-renais e protege os vasos sanguíneos;
  • A vitamina C é importante para o funcionamento adequado das células brancas do sangue. É eficaz contra doenças infecciosas e um importante suplemento no caso de câncer.

A carência de vitamina C provoca a avitaminose designada por escorbuto.
É importante observar que a vitamina C - ou ácido ascórbico -  é extremamente instável. Ela reage com o oxigênio do ar, com a luz e até mesmo com a água. Assim que é exposta têm início reações químicas que a destroem, daí o surgimento do gosto ruim no suco pronto. 
Estima-se que, em uma hora, quase que a totalidade do conteúdo vitamínico já reagiu e desapareceu, por isso é importante consumir as frutas ou o suco fresco feito na hora, assim temos certeza de que o teor de vitaminas está garantido. 
No caso das frutas, deve-se levar em conta o estado das mesmas (cascas, cor e etc.), pois caso estejam 'feridas' pode ser que já se encontrem em estado avançado de reação e não tenham o 'teor' vitamínico que se deseja.

A Vitamina C é essencial também para facilitar a absorção e transporte do ferro. 
É amplamente encontrada nas frutas cítricas, nas folhas vegetais cruas e nos tomates. Morangos, melões, repolho e pimentão verde também são boas fontes.

Na Cosmética:

O Ácido Ascórbico - denominação mais utilizada em cosmética - é um poderoso antioxidante, utilizado em tratamentos da pele, visando à diminuição de rugas, marcas de expressão, combatendo os radicais livres, prevenindo e retardando o envelhecimento. Atua também estimulando a produção de colágeno, reduzindo a flacidez.

O ativo bloqueia a atuação dos radicais livres, protegendo estruturas como o núcleo das células e as fibras de colágeno, tendo um efeito clareador na medida em que regula a ação dos melanócitos, as células que produzem melanina. 

O Ácido Ascórbico (Vitamina C) pode ser associado com outros ativos nas formulações de cremes e loções para a pele. Seu efeito não agride a epiderme, mas, como se trata de um medicamento, é necessária atenção aos casos de alergia ao produto e interações medicamentosas. Por isso, a consulta ao especialista é sempre muito importante.

Diferentes marcas de produtos com vitamina c são facilmente encontradas no mercado, tais como a Vichy, Adcos, La Roche, Dermage, Payot.

Recomenda-se uso do Ácido Ascórbico na pele a partir dos 25 anos.


           

Nenhum comentário: