Uso de Tretinoína (ácido retinoico) no tratamento da Acne

O ácido retinoico (também denominado tretinoína ou vitamina A ácida) - um retinoide - é uma das drogas mais eficazes no tratamento da acne. 
Seu uso está indicado em todas as formas clínicas, seja como terapêutica única ou como associação. 
A eficácia apresentada pelo ácido retinoico é explicada por algumas de suas características, como:  
- facilita a eliminação dos comedões (cravos) e evita a formação de outros; 
- proporciona a resolução das pápulas existentes 
- mantém o estado de melhora. 

O ácido retinoico faz com que os queratinócitos no poro percam a coesão e soltem-sem uns dos outros à medida que atingem a camada córnea. Como as células ficam mais soltas, não ocorre hiperqueratose e não há obstrução do poro. Assim, não se formam micro-comedões, e a acne não consegue progredir. 
Além de ter ação comedolítica, o ácido retinoico também facilita a eliminação dos comedões preexistentes, porque aumenta a velocidade de proliferação celular da camada basal. A proliferação destas novas células, mais frouxas, empurra o comedão preexistente em direção ao poro, facilitando sua expulsão. Isto ocorre tanto para comedões abertos como para os fechados.
A resolução de pápulas e pústulas preexistentes é conseguida através do aumento da reação inflamatória que ocorre no local.  
Aumentando o fluxo sanguíneo nas áreas onde é aplicado, o ácido retinoico aumenta o aporte de glóbulos brancos (leucócitos) para o local. Estes atuam sobre o processo inflamatório, acelerando a resolução das pápulas e pústulas
O efeito da tretinoína no folículo obstruído pelo micro-comedão afrouxa a ligação entre as células da parede do folículo, permitindo que haja uma difusão, um vazamento de substâncias tóxicas (ácidos graxos livres e outras) de dentro do canal folicular para a derme. Isto causa uma irritação na derme que desencadeia uma reação inflamatória ao redor do folículo pilossebáceo. Esta reação inflamatória acaba por eliminar o micro-comedão e todas as condições que favoreciam o desenvolvimento da acne. 

Muitas vezes essa reação, que é normal e desejada, é interpretada como uma piora do quadro inicial da acne. Isto não é correto pois esta reação inflamatória é transitória e está, na verdade, prevenindo o aparecimento de novas lesões e mantendo o estado de melhora. 
Esta "piora" que se observa cerca de 1 a 3 semanas após o início do tratamento com tretinoína recebe o nome de "efeito retinoide". Todas essas reações da tretinoína se dão em nível celular. O efeito inicial, no entanto, ocorre em nível molecular.

Tratamentos disponíveis:

De acordo com a formulação, com a concentração do ácido, se for um peeling, por exemplo, o tratamento deverá ser realizado em ambiente hospitalar - consultório ou clínica - com o profissional habilitado.

Para os casos menos graves, para rejuvenescimento cutâneo, estão disponíveis em farmácias vários cremes e pomadas à base de tretinoína, com baixa concentração - que não requerem receita médica.

Lembretes importantes:

- Como a automedicação nunca é aconselhável, um profissional dermatologista sempre deverá ser consultado antes de se iniciar um tratamento com ácidos.

- O uso de protetor solar é imprescindível em nosso cotidiano, especialmente durante o tratamento com ácidos.

❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ ❤ 

Veja também:

Nenhum comentário: