O que é Ácido Azelaico

O ácido azelaico - ou ácido nonadioico - é utilizado em dermatologia contra a acne e também para promover a beleza da pele, atuando contra manchas, melasmas, rejuvenescendo-a de maneira geral.

O ácido azelaico é obtido a partir de determinados grãos e cereais como o trigo, cevada e centeio e também pode derivar da extração do óleo de mamona.

Uma vantagem do ácido azelaico sobre outros ativos é que ele não "agride" tanto a pele no início do tratamento, não apresentando contraindicações ao uso por gestantes.

O ácido azelaico é:
  • Bactericida: reduz o crescimento de bactérias no folículo piloso (Propionibacterium acnes e Staphylococcus epidermidis);
  • Eliminador de radicais livres;
  • Reduz a inflamação;
  • Reduz a pigmentação em pacientes com melasma;
  • Não tóxico e tolerável pela maioria dos pacientes.

Depois de avaliada a necessidade do seu uso, ele pode ser aplicado como peeling ou como pomada. O procedimento do peeling deve ser executado em clínicas dermatológicas, por profissionais especializados.

Nos casos de acne, em que geralmente se usa o ácido azelaico na concentração de 20%, seu uso pode causar irritação na pele, portanto deve ser usado somente sob orientação do dermatologista

No Brasil, o uso de ácido azelaico na fabricação de cosméticos, em qualquer concentração, está proibido, conforme parecer da Anvisa.



A pomada do ácido azelaico, conhecida como Azelan, pode ser encontrada facilmente nas farmácias. Ela é vendida somente sob prescrição médica, por meio da apresentação de receita.

É sempre conveniente o uso de proteção solar, pois a utilização de ácidos torna a pele mais sensível.



Veja também:

Nenhum comentário: